top of page

Vasos sem pratos. Porquê?

A maioria das plantas em casa morre por excesso de água e não pela falta dela. E os pratos são, muitas vezes, um dos maiores erros.



Mas como posso ter plantas em casa sem pratos?


Os pratos só servem para uma coisa: impedir que a água da rega escorra sobre o que está em baixo, seja um móvel, uma estante ou mesmo o chão. E também servem para nos dizer quando já basta de água (quando ela começa a escorrer do vaso para o prato).


Mas os pratos não são um acessório da planta. Ou seja, não estão lá a fazer nada. E para quem rega demais, este pratinho que achava que era tão importante vai acabar por matar a sua planta porque a água fica acumulada, inunda as raízes e faz com que apodreçam.


É por esta razão que não vendemos pratos com os nossos vasos. Mas claro que podemos criar alguns se fizer muita questão. Contacte-nos por email.





Então como posso regar?


Simples. Se os seus vasos estão em prateleiras ou em cima de móveis, pode colocar pratos temporários durante a rega e, ao fim de umas horas quando todo o excesso de água já tiver escoado, volte a retirá-los. Ou pode criar uma rotina de rega matinal ou nocturna. Coloque todas as suas plantas num tabuleiro na cozinha ou na varanda ou em qualquer local onde a água possa escorrer, regue, retire o excesso de água nos pratos e vá trabalhar ou dormir. Quando chegar a casa (ou quando acordar, dependendo do momento em que fizer a rega), volte a colocar as suas plantas nos seus locais.


E como é que não sujo os meus móveis?


O buraco no fundo dos vasos serve exactamente para a água escoar e não acumular nas raízes. Coloque uma pedra no fundo do vaso para evitar a saída de terra. A pedra não vai bloquear a saída de água porque não age como um tampão. Caso prefira utilizar os seus vasos como decorativos (os que não estão furados), pode colocar uma camada de areia no fundo do vaso para que, quando a água escoar do vaso interior, seja absorvida.


2.355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page